00KUYUCHEU

Nascido em 1894 na província de Jiangsu, Gu Ruzhang teve contato com aarte marcial desde criança. Seu pai, Gu Lizhi (Ku Lei Chi), era mestre de Chaquan e Tantui.


Gu Ruzhang treinou com o pai até os doze anos, quando, sob recomendação do pai, continuou o aprendizado com o mestre Yan Jiyun (Yin Kai Yun), da província de Shandong (Shangtung) e herdeiro de um dos vários estilos provenientes do mosteiro de Shaolin.


Gu Ruzhang seguiu Yan Jiyun por mais de dez anos e tornou-se herdeiro de seu conhecimento, o “Shaolin das Dez Rotinas” (também traduzido como “Os Dez Caminhos do Shaolin”, hoje mais conhecido com o nome de Shaolin do Norte) e seu vasto arsenal de armas tradicionais, a técnica de cultivo de energia vital Qi (Chi) “Pequeno Sino de Ouro” e a famosa “Palma-de-Ferro”.


Em 1928, Gu Ruzhang integrou a recém fundada Academia Central de Nanjing como instrutor. Esta academia era um dos centros mais importantes para o ensino de artes marciais em todo o território chinês.


No fim do mesmo ano, foi convidade para assumir como instrutor chefe da Academia das Províncias de Guangdong e Guangxi, na cidade de Guangzhou (Cantão). Antes disso já havia morado na mesma cidade. Se mudou para lá novamente junto com outros quatro mestres e ficaram conhecidos como “Os Cinco Tigres do Norte”.


Gu Ruzhang foi co-responsável pela introdução e divulgação dos estilos do norte no sul da China. Mais tarde assumiu por dois anos como instrutor-chefe da Academia de Hunan. Em 1938, durante a Segunda Guerra, se retirou de Cantão junto com o exército, chegando a Guiyang em 1947, onde faleceu em 1952.


FONTE: http://www.academiasinobrasileira.com.br/ku-yu-cheong/