MESTRE LUIZ CARLOS HASSE:
A Associação Hasse de cultura oriental e artes marciais chinesas ( Hassewushu ) foi fundada por Luiz Carlos Hasse com mais um grupo de alunos interessados em difundir o kung fu e toda cultura chinesa.
O inicio começou com o ingresso de Luiz Hasse no kung fu no ano de 1983 na academia Wadokan no centro de Florianópolis. Após muitos anos de treino intensivo e dedicação a esta modalidade e auxilio como instrutor na referida academia, foi concedido a autorização para que o mesmo pudesse ministrar aulas de forma independente e montar sua própria associação, isso ainda em 1989.
Após uma busca ampla na região, conseguiu o professor alugar um espaço no Clube Furacão 2000 as margens da BR101 no município de Biguaçu, iniciando efetivamente as atividades da associação no dia 03 de janeiro de 1990. As aulas foram um grande sucesso e logo a turma estava cheia. Mas, o antigo proprietário do clube quebrou o acordo e tentou mudar o valor do aluguel tornando inviável a continuidade do trabalho no local. Tiveram que deixar o local, mas a semente ficou plantada. Ja no mês de março do mesmo ano o professor Luiz Hasse associou-se a seu irmão Jurandir Hasse ( professor de Karate ) e formaram a academia Hasse e alugaram um espaço em Barreiros. Novamente grande sucesso e turma cheia , sendo que alguns alunos da primeira turma migraram para a nova academia. Nesse período foi fundada oficialmente e legalmente a associação, sendo uma das mais antigas do Brasil na Modalidade e fundadora da Federação Catarinense de Kung fu. Novamente devido a reajustes abusivos dos alugueis , ficaram na rua literalmente.
Sem uma academia os treinos foram realizados na praça de Barreiros que hoje fica anexo a Policia Militar. Apesar das dificuldades um grupo acompanhou os treinos ao ar livre e o núcleo se manteve, e em seguida trabalhar provisóriamente em alguns clubes e outros locais , até terem acesso para ministrar aulas no Centro Comunitário do Bairro Bela Vista. Esse foi um grande Salto no kung fu como na parte esportiva. O salão apesar de grande vivia lotado e foi feito um trabalho muito forte com crianças e jovens, alguns continuam ainda hoje e outros aproveitaram e seguiram carreira na atividade física .
REFERÊNCIAS
Associação de Cultura Oriental e Artes Marciais Chinesas. Disponível em: http://www.hassewushu.com/index.php?option=com_content&view=article&id=54&Itemid=2 . Acesso em: 25 ago. 2012
.